CALHAS E A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO

CHUVAS FORTES  
CALHAS  E A  IMPORTÂNCIA  DA  MANUTENÇÃO

Para que os dias de chuva forte não sejam mais motivo de preocupação, lembre-se ao menos 3 vezes no ano, fazer a limpeza e manutenção das calhas de seu imóvel

As calhas são peças moldadas que conduzem a água que cai dos telhados para onde se desejar. Esse dispositivo protege seu imóvel de sérios danos provocados pela água. Por isso, as calhas e os condutores devem ser limpos, a fim de evitar o acúmulo de folhas e sujeira, o que pode causar transbordamento ou entupimento  e causar vazamentos de água para dentro do imóvel, o que pode afetar forros e paredes, durante uma chuva forte. 

A escolha adequada da calha vai depender do tipo e tamanho do telhado , da inclinação das telhas, do comprimento e as descidas de águas, por isso devem ser bem dimensionadas. Se o cálculo for mal feito, a calha transbordará perdendo a função para a qual ela foi colocada no telhado. Por isso, é importante contar com apoio de um  profissional experiente.

 

Dicas importantes:

  • O melhor momento para inspecionar sua calha é durante uma chuva forte.
  • Verifique como está o fluxo de água nos dutos: se ela não estiver sendo corretamente drenada, a calha pode estar parcialmente obstruída por detritos como folhas de árvores, por exemplo, ou tem problemas estruturais.
  • Verifique também a existência de goteiras na casa ou forro:  já é um sinal de infiltração, que há algo de errado na drenagem da água de chuva
  • Manter as calhas desobstruídas é muito importante.
  • A operação deve ser feita a cada estação do ano e mais freqüentemente, se a casa estiver muito próxima a árvores que costumam perder suas folhas no outono ou durante ventanias.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.